Campanhas

advocacy Campanha de Advocacy

Manual das Pessoas que Advogam pela Biblioteca

Quem são as pessoas que advogam pela biblioteca?
Construindo uma rede de advocacy para as bibliotecas
O plano de ação
Falando claramente
Lidando com a mídia
Lidando com os legisladores
Maneiras de comunicar-se
Checklist em defesa das bibliotecas
Recursos

 


 

Campanha “Minha Biblioteca”

A FEBAB, a partir da aprovação da proposta apresentada durante a realização da Assembléia Geral em 20.10.2002, estabeleceu convênio com a ALA (American Library Association) para integrar o Brasil na Campanha Mundial “@ your library”, que está sendo realizada em vários países e com o apoio da IFLA ( http://cs.ala.org/@yourlibrary/ ).

O logo ” @ your library ” foi traduzido pela ALA, em parceria com a FEBAB e biblioteca pública de Setubal de Portugal, que solicitou a tadução na mesma época, para ser utilizado por bibliotecas de países de língua portuguesa.

O material promocional da campanha no Brasil conta inicialmente com o patrocínio da 3 M do Brasil, e atendendo convite da ALA foi apresentado no Congresso da IFLA 2003 em 4 de agosto na sessão @Your Library, juntamente com as campanhas promovidas no México, Georgia e Cingapura.

Conclamamos a participação de todos para que a Campanha cumpra sua missão que é promover a Biblioteca como principal Porta de Acesso ao conhecimento existente nos repositórios informacionais produzidos em formatos tradicionais e eletrônicos, e distribuídos por meio de redes como a Internet.

Marcia Rosetto
Presidente da FEBAB
2002-2005


Campanha “Eu quero a minha biblioteca”

Em março de 2010, a sanção da lei 12.244/10 garantiu um direito inalienável: até 2020 todas as Instituições de ensino do país, públicas e privadas, deverão ter biblioteca. Sua efetividade, portanto, tem de ser tratada como prioridade nacional.

Há recursos públicos para a educação que podem garantir a criação e a manutenção de bibliotecas em escolas públicas. Portanto, a convicção de que, com a cooperação entre os diversos setores, a democratização do acesso às legislações e recursos existentes e o controle social pela população, será possível planejar caminhos que garantam a efetivação da lei e que assegurem, em 2020, que as metas estabelecidas em 2010 sejam cumpridas, motivou a coalizão, por iniciativa do Instituto Ecofuturo, de organizações que desenvolvem trabalho de referência nas áreas de educação, leitura e biblioteca: Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação, Movimento por um Brasil Literário, Instituto Ayrton Senna, Instituto C&A, Rede Marista de Solidariedade e Todos pela Educação.

A campanha “Eu quero minha biblioteca” tem o objetivo de divulgar amplamente essas informações aos gestores públicos, aos candidatos às eleições municipais, em especial, aos dirigentes de ensino, aos professores, à sociedade civil e aos cidadãos brasileiros.

Acesse o site da campanha: http://www.euquerominhabiblioteca.org.br