CBBU - Comissão brasileira de Bibliotecas Universitárias

Estrutura

Gestão 2016-2018

Coordenação: Katiussa Nunes Bueno
Assessoria acadêmica: Marianna Zattar
Diretoria de comunicação: Lenise Di Domenico
Secretário: Marcelo Mundim Rodrigues

 

GRUPO DE TRABALHO LIVROS IMPRESSOS (GT LIVROS IMPRESSOS)

Para abordar especificamente as questões relativas à forma de aquisição, seleção, avaliação e desbaste/descarte de livros impressos o CBDC criou um Grupo de Trabalho, em 2014, durante o SNBU, em Belo Horizonte-MG.
Integrantes:
Eunice dos Santos Rosa (USP)
Marinez Moral Montana (UFSM)
Manoela Hermes Rietjens (UFSC)
Marcelo Mundim Rodrigues (UFU)
Marcos Aurélio Soares (UFPE)
Regycleia Botelho (UFMA)

 

Plano de trabalho:

Dentre as ações futuras, destaca-se a finalização das discussões dos dados coletados na pesquisa já realizada e a submissão de um artigo para divulgação em revista técnica-científica;
• A etapa seguinte será o mapeamento dos critérios de seleção e descarte com a intenção de revelar os padrões adotados pelas Bibliotecas das IES e destacar as boas práticas e também as fragilidades na realização desta atividade;

• Para a realização desta próxima etapa da pesquisa convidamos a participarem novos bibliotecários comprometidos com a gestão de coleções em sua IES.

 

GRUPO DE TRABALHO DE E-BOOKS (GT eBOOKS)

Para tratar de questões referentes á compra, assinatura, gestão e uso dos e-books, o CBDC criou um Grupo de Trabalho específico para abordar o tema. Este Grupo, em 2016 realizou uma pesquisa intitulada “Uso de e-books pelas Bibliotecas Universitárias do Brasil”, com o objetivo de mapear os modelos de negócio adotados pelas instituições na aquisição de livros eletrônicos.