CBBU - Comissão brasileira de Bibliotecas Universitárias

Sobre

O CARE foi criado a partir da constatação da importância das coleções raras e especiais existentes nas bibliotecas universitárias brasileiras e da carência de orçamentos, políticas voltadas à segurança e tratamento desses acervos e formação acadêmica especializada. Algumas bibliotecas universitárias que tem em seus acervos coleções raras e especiais lidam com duas realidades distintas. Atender ao ensino, pesquisa e extensão com coleções de livros atuais e serem mantenedoras de um acervo raro, na sua maioria herdado da época de suas criações. Tem que administrar as diferentes demandas com um mesmo orçamento e recorrer, quando possível, a editais e verbas extra orçamentárias.
A Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias- CBBU oficializou o comitê técnico a exemplo de outros, mediante a Portaria n.02, de 19 de outubro de 2017.
A renovação dos quadros de profissionais ocorrida nos últimos anos nas universidades vem deixando bem claro que ouve uma preferência pela formação voltada para as tecnologias e para a produção científica, em detrimento das técnicas voltadas para coleções especiais. Neste sentido, a educação continuada visando a melhoria salarial e o interesse genuíno de alguns profissionais nesta área demonstra uma excelente oportunidade para desenvolvermos um curso de especialização em gestão de Coleções Especiais e Raras das Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior brasileiras.