CBBU - Comissão brasileira de Bibliotecas Universitárias

Sobre

O Comitê de Desenvolvimento de Coleções- CDDC foi criado e aprovado, em conformidade com o exposto no o Art. 6o, inciso “h” do Regimento, para assessorar a Diretoria da CBBU, em temas metodológicos e tópicos relativos à aquisição de materiais impressos e outros materiais de biblioteca analógica (por compra, permuta, doação, depósito legal), e o licenciamento e compra de recursos de informação eletrônicos.
Os interesses especializados do comitê incluem políticas de desenvolvimento de coleções, métodos de desenvolvimento de coleções, técnicas e práticas para avaliação de coleções, estatísticas de uso, questões de preço de materiais, questões de propriedade versus acesso, duplicação de formato, relações de bibliotecários com editores. e fornecedores, e utilizando
tecnologias emergentes para melhorar o acesso a recursos de informação.
O CBDC em sua atuação objetiva:

– Apresentar projetos, estudos, metodologias, padrões, produtos e reflexões sobre as questões pertinentes à área de Desenvolvimento de Coleções;
– Propor melhorias nos procedimentos e rotinas de desenvolvimento de coleções;
– Compartilhar conhecimentos e melhores práticas no desenvolvimento de coleções;
– Estabelecer e padronizar conceitos e terminologias da temática.

 

Histórico

O Comitê Brasileiro de Desenvolvimento de Coleções- CBDC, originou-se de um grupo de estudos em aquisição e desenvolvimento de coleções iniciado em 2012, coordenador pela UFRGS. A partir de discussões demandas no SNBU e CBBD (2012/2013) este grupo de estudos veio a formalizar-se ao se transformar em um Comitê vinculado à Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), em meados de 2014 mediante eleição. Essa formalização tornou o CBDC um comitê assessor da CBBU, passando a atuar na esfera do movimento associativo e representativo no país. A trajetória histórica do CBDC se divide em duas fases, a implementação e a formalização.

No quadro a seguir é possível visualizar um resumo da fase de implementação:

Período Principais eventos Acontecimentos
2010 A atual coordenação do NAQ/UFRGS passa a desenvolver a nova forma de licitação de material bibliográfico. Pregão eletrônico por maior desconto global.
2011 A nova forma de processo de aquisição de material bibliográfico é bem sucedida pelo NAQ. Há um aumento do acervo bibliográfico da UFRGS.
2011/2012 O NAQ/UFRGS passa a ser consultado, por profissionais de outras universidades do país, sobre como desenvolver o processo de aquisição. Troca de informações e conhecimentos, com as universidades que procuravam o NAQ.

Estabelecimento de uma rede de relacionamentos.

2012 Bibliotecários da UNIRIO solicitam visita técnica ao NAQ/UFRGS.

 

Esclarecimentos de dúvidas sobre o processo de aquisição de material bibliográfico. Sugestão da criação de um grupo de estudos em aquisição.
2013

 

 

 

 

Primeiro encontro do grupo reunião do grupo de estudos em desenvolvimento de coleções – aquisição no Congresso Brasileiro de

Biblioteconomia, documentação e Ciência da Informação (CBBD), na cidade de Florianópolis.

Divulgação o grupo de estudos para ampliar a rede de relacionamentos.

CBBU participando como apoiadora do grupo.

2013/dez Primeira reunião temática sobre desenvolvimento de acervo, na UNIRIO. Foi tratado o assunto sobre aquisição de material bibliográfico eletrônico.

Formação do grupo de trabalho para proposta à CBBU. Criação de grupos de trabalho divididos por regiões geográficas.

Estabelecida tarefas para os grupos de trabalhos por região.

2014 Segunda reunião técnica do grupo de estudos em desenvolvimento de coleções. Proposta da CBBU para o grupo de estudos se tornar um comitê vinculado a ela.
Reuniões regionais Divulgação do grupo por regiões e cumprimento da tarefa dada na primeira reunião técnica no grupo de estudos em aquisição (na UNIRIO em 2013).

Reuniões regionais realizadas nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte.

Primeira reunião nacional do

CBDC.

Foram unificados conceitos, terminologias e padrões estabelecidos nacionalmente.

O CBDC foi apresentado interinamente pelo presidente da CBBU.

Segunda reunião nacional do

CBDC.

Apresentação dos componentes do comitê interino e dos representantes das regiões;

Eleição do comitê efetivo; (comitê eleito com chapa única).

Proposta e apresentação dos grupos de trabalho (GTs), por tema relevante para a área;

Realização de mesa redonda sobre Preservação Digital;

Conferência sobre Modalidades de aquisição do livro impresso no serviço público (experiência UFRGS);

Palestra sobre Formação do preço do livro (impresso) estrangeiro.

2015 Terceira reunião nacional do

CBDC.

 

Apresentação das alterações no instrumento de avaliação de cursos do INEP para bibliografias, pela presidente da CBBU.

Fórum on-line foi apresentado para utilização dos membros do comitê.

Relato dos casos da UFRGS, com a aquisição de livro impresso importado e primeiro pregão eletrônico de livro eletrônico (ebook) do país.

Relato de experiência da USP sobre os modelos de contrato para conteúdos eletrônicos.

Relato de experiência da UFRJ sobre a criação da política de aquisição de e-books.

Intensificação das atividades dos grupos de trabalho.

 

Iniciação da pesquisa do GT de e-books intitulada “uso de e-books pelas bibliotecas universitárias brasileiras”.

Inicio da pesquisa, pelo GT de livro impresso, sobre o mapeamento dos procedimentos de aquisição de materiais informacionais das instituições de ensino superior no Brasil.

2016 Quarta reunião nacional do

CBDC.

Indicação da CBBU para a gestão 2016-2018 do CBDC.

Unificação das funções e responsabilidades de cada membro da coordenação

Apresentação dos dados das pesquisas realizadas pelos GTs.

Apresentação das palestras: Serviços e Soluções para Biblioteca: aquisição de livros estrangeiros impressos e eletrônicos, Aquisição para o Desenvolvimento de Coleções Eletrônicas.