1 2 3 4

Eu Amo Biblioteca, Eu Quero

Eu Amo Biblioteca, Eu Quero

O movimento “Eu Amo Biblioteca, Eu Quero” foi criado para mobilizar a sociedade e mostrar que as bibliotecas não são apenas um espaço para guardar livros. As bibliotecas devem ser espaços convidativos e, além de incentivar a leitura, precisam oferecer uma agenda cultural variada com música, cinema, dança, arte, cursos, palestras, oficinas. Elas devem possuir acervos atualizados, acesso à internet, jogos, brinquedos e também contar com uma equipe especializada para atender a comunidade. Além disso, as bibliotecas devem prestar serviços diversos que promovam a inclusão e contribuam com a formação cidadã, como, por exemplo, auxiliar na elaboração de currículo, prestar informações sobre programas sociais que sua cidade e seu estado dispõem, ensinar a navegar na internet e muito mais. Há vários tipos de bibliotecas: públicas, escolares, acadêmicas, especializadas. Todas oferecem inúmeras formas de conhecimento, cultura, arte e lazer. Exija bibliotecas de qualidade. Você tem direito!

Participe desse movimento!

Promova as bibliotecas
você também

Apesar de todo o crescimento econômico que nosso país está vivendo, infelizmente, as bibliotecas continuam sem investimentos substanciais que as transformem em espaços de acesso à leitura e à cultura.

Existe um grande número de bibliotecas no Brasil que não têm a infraestrutura adequada para oferecer uma carteira de serviços que atendam às reais necessidades de informação e de lazer da comunidade. Há Bibliotecas que hoje realizam trabalhos que verdadeiramente “transformam vidas”. A criação da Biblioteca de São Paulo, da Biblioteca Parque Manguinhos e da Biblioteca Pública do Acre mostram que é possível construir e manter espaços diferenciados, com uma carteira serviços diversificados para a comunidade.

Em contraponto da máxima que o “brasileiro não gosta de ler” o que se tem observado é a ausência de equipamentos que possibilitem ao cidadão desfrutar das diversas expressões artísticas e culturais, aliada a possibilidade do contato com o mundo da leitura e da literatura.

Também faltam investimentos para explorar o papel das bibliotecas escolares na promoção e incentivo à leitura e à cultura e o fortalecimento da educação.

Bibliotecas são espaços vivos, dinâmicos e direito de todos os brasileiros. Se você partilha dessa ideia junte-se à essa causa!

Todos podem participar contribuindo com as bibliotecas de sua cidade, escola ou universidade e também levando essa revindicação para os gestores públicos.

Os profissionais que atuam nas bibliotecas também precisam fazer a sua parte! Lembrem-se que a defesa da biblioteca começa pela equipe! Colaborem com o desenvolvimento da biblioteca, sendo articuladores dessa causa. Assim, a equipe pode transcender as paredes da biblioteca, melhorando a interlocução com seus usuários e atraindo aqueles que desconhecem a importância dos serviços oferecidos por uma Biblioteca Viva!

Incentive a participação da comunidade para a construção da Biblioteca que merecemos, amamos e queremos!