RBBD

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação – RBBD

A FEBAB, desde sua criação, sempre preocupou-se em propiciar à classe bibliotecária e à sociedade brasileira um veículo de comunicação e divulgação da área. Em 1960 lançou o Boletim Informativo com o objetivo de registrar eventos e informações consideradas de relevância para a Biblioteconomia Brasileira, cuja coleção completa é constituída de 78 fascículos, que estão inseridos no acervo da Federação, sendo encerrada a sua edição em dezembro de 1972.

Após 13 anos, a partir de convênio efetivado em 1972 com o Instituto Nacional do Livro (INL), lança em 1973 o v.1, n.1, jan./mar., da Revista de Biblioteconomia e Documentação (RBBD). Sem dúvida foi um marco para os profissionais e desde sua primeira edição transformou-se em um referencial de atualização, propiciando um canal de divulgação importante da produção técnico-científica para a área de informação.

No decorrer de sua trajetória, a revista apresentou várias propostas de lay out e diagramação, e, numa forma de resposta aos anseios dos bibliotecários e às necessidades de modernização, foi lançada uma Nova Série no 1º semestre de 1999, procurando manter as suas características físicas e sua identidade junto à classe.

Acompanhando as inovações tecnológicas da sociedade contemporânea, a RBBD, Nova Série, órgão oficial da FEBAB, está sendo disponibilizada, a partir do 1º semestre de 2006 (v.2, n.1), em formato digital, seguindo a tendência mundial, com o acesso a partir do website www.febab.org.br.

Esse novo formato da RBBD é o resultado do esforço coletivo de equipe de natureza multidisciplinar e de pessoas comprometidas com a consolidação de Idéias e Ideais, sendo um veículo de comunicação que está sempre aberto às novas contribuições que visem o compartilhamento de experiências e conhecimentos para o fortalecimento e o engrandecimento dos profissionais da informação no contexto brasileiro.

Acesso à RBBD >> rbbd.febab.org.br/rbbd