CENTRO DE CONVENÇÕES ULYSSES GUIMARÃES - BRASÍLIA, DF - BRASIL

Tema geral: Igualdade e Diversidade no Acesso à Informação: da Biblioteca Tradicional à Biblioteca Digital

::
CBBD
::
Diretoria Executiva
do CBBD
::
Comissão de Acompanhamento do CBBD
::
Secretaria Executiva/Contatos
::
Feira/Expositores
::
Programação
::
Inscrições
::
Chamada de Trabalho
::
Evento(s) Simultâneo(s)
::
Cidade de Brasília
::
Workshops
::
Jantar de Confraternização

 

Chamada de Trabalho para o XXII CBBD - 2007

Sistema on-line para envio de trabalhos/pôsteres (envio de trabalhos encerrado)

Apresentação

O XXII CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. O evento contemplará Sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; Sessões temáticas e Mesas redondas pela tarde, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos do acesso eqüitativo e da diversidade a todas as pessoas. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.

O Congresso tem como Tema central:

Igualdade e Diversidade no Acesso à Informação: Da Biblioteca Tradicional à Biblioteca Digital.

As Áreas Temáticas definidas e os Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos encontram-se disponíveis a seguir.

1. Áreas e Sub- áreas Temáticas do XXII CBBD 2007

GESTÃO e as sub - áreas:

  • Organização e gestão em unidades de informação
    Gestão, administração e gerência de sistemas de informação, incluindo a gestão de unidades, serviços e produtos informacionais. Compreende, também, os estudos relacionados à gerência de recursos informacionais (financeiros, tecnológicos, materiais, espaciais e humanos), metodologias de identificação de competências e de comunidades de prática (conhecimentos não registrados) e de análise de contextos institucionais (locus de conhecimento, inteligência competitiva), a gestão de consórcios e redes, livrarias virtuais, serviços agregadores, provedores de serviços.
  • Gestão da informação e inteligência competitiva
    Capital humano. Capital intelectual. Ciclo da gestão do conhecimento. Conhecimento versus informação. Cultura organizacional. Etapas e ferramentas do processo de gestão do conhecimento. Filosofia corporativa de gestão da informação. Fontes de informação para as unidades de informação. Gestão da informação. Gestão de pessoas. Gestão tecnológica. Impactos do processo de gestão do conhecimento nas unidades de informação. Informação tecnológica, as interfaces com a gestão da informação e as relações com as TICs. Modelagem de processo corporativo. Modelos e estruturas ambientais de informação nas organizações. Monitoramento ambiental. Monitoramento informacional. Planejamento organizacional. Política e gestão do conhecimento: sistemas, política cultural corporativa. Processo decisório. Prospecção informacional.
  • Qualidade e produtividade de serviços em unidades de informação
    Conceitos e metodologias de qualidade e de produtividade; ações e melhorias em unidades de informação, qualidade ambiental e qualidade de vida em unidades de informação; aperfeiçoamento contínuo de produtos e serviços em unidades de informação; satisfação do usuário no ambiente de trabalho; aprendizagem coletiva. Programas de qualidade de vida, modelos de gestão de qualidade de vida em unidades de informação.
  • O direito autoral e a preservação digital em unidades de informação
    Propriedade intelectual; as unidades de informação, o direito autoral e o desenvolvimento tecnológico: estratégias e perspectivas, limitações impostas pelos direitos autorais às unidades de informação; as unidades de informação e o direito de autor na Internet; creative commons; common science.
  • O profissional da informação: formação e educação continuada
    Informação, educação e trabalho na sociedade contemporânea. Campo de trabalho informacional: atores, cenários e estruturas. Formação e atuação do profissional de informação.

COMUNICAÇÃO e as sub-áreas:

  • Política, ética e economia da informação
    Políticas públicas de informação. Economia da informação e da comunicação. Política científica, tecnológica, educacional e cultural. E-learning. Ética e informação. Inclusão informacional.
  • Estudos epistemológicos da informação
    Paradigmas da CI, constituição do seu campo científico e questões epistemológicas subjacentes. Inclui discussões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da área.
  • Memória e história da Biblioteconomia e Ciência da Informação
    Evolução e trajetória da biblioteconomia e CI. Compreende estudos históricos sobre a evolução e o vários momentos do ensino, da atuação profissional, do espaço social ocupado pela profissão, do movimento associativo, o papel das instituições da área.
  • Mediação, acessibilidade e uso da informação
    Informação e processos culturais e simbólicos na contemporaneidade. Mediação, circulação e uso da informação. Redes sociais e redes que utilizam tecnologias, formas de recepção em diferentes espaços e ambientes institucionais. Usos e usuários da informação. Leitura, textualidade e memória: práticas e políticas.
  • Acesso aberto e cidadania.
    Informação científica. Arquivos abertos. Acesso livre Bibliotecas digitais. Repositórios digitais. Acesso aberto. Filosofia aberta. Comunicação científica. Conhecimento científico. Modelos de negócios de editores científicos. Agências de fomento. Acesso livre ao conhecimento científico. Comunicação científica de acesso livre. Legitimação e legitimidade das publicações eletrônicas. Os open archives e os repositórios institucionais; O Impacto das Tecnologias Eletrônicas. Protocolos de comunicação.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e as Sub-áreas:

  • Segurança da informação
    Segurança da informação em redes e consórcios de bibliotecas; acesso seguro a sistemas de informação; a evolução da segurança da informação em bibliotecas; normas, padrões e aspectos legais da segurança da informação, modelos de gestão de segurança da informação, o papel das unidades de informação como educadoras em segurança da informação. Engenharia social.
  • Acessibilidade, inclusão digital
    Métodos de avaliação de usabilidade. Planejamento de serviços acessíveis em unidades de informação. A contribuição da ergonomia para a acessibilidade. Interação homem-computador, ergonomia participativa, interoperabilidade de sistemas, compartilhamento de informações e dados, padrões.
  • Ferramentas tecnológicas no tratamento da informação digital
    Aplicação de softwares e sistemas gerenciadores de bancos de dados, protocolos. Características de softwares disponíveis. Qualidade e maturidade no desenvolvimento de software de bibliotecas. Gestão da TI em Bibliotecas. Gestão de serviços de TI em bibliotecas. Ferramentas de design e informação.
  • Arquitetura da informação
    Critérios de avaliação para testes de usabilidade, ergonomia informacional na web, avaliações ergonômica de websites, modelos mentais de arquiteturas de informação na web, concepção e leiaute de arquiteturas de informação na web.
  • Representação da informação em ambientes digitais
    Cidade digital, e-learning, e-books, conectividade de serviços em unidades de informação.
2. Procedimentos para apresentação e avaliação dos trabalhos

2.1 Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Diretoria Técnica-Científica do XXII CBBD.

2.2 Procedimento
Os trabalhos completos deverão ser enviados por sistema on-line para endereço eletrônico disponível no site do evento. (BREVEMENTE ESTARÁ SENDO LIBERADO PARA OS INTERESSADOS)

2.3 Prazos para envio dos trabalhos completos

Até 30 de março de 2007 - Envio dos trabalhos/pôsteres completos.
Até 30 de abril de 2007 - Será enviada a comunicação dos trabalhos aceitos.

Nota: O envio integral do trabalho implica no cadastramento on-line da inscrição preliminar por meio do sistema disponível no site do evento. A confirmação de participação será efetivada com o pagamento do boleto bancário que deve ser impresso por meio do sistema on-line. O sistema permite acompanhar as inscrições e os pagamentos efetivados.


2.4 Tipos de trabalhos a serem aceitos para o XXII CBBD

Trabalhos científicos, Relatos de experiência e Pôsteres.

2.4.1 Formas de apresentação dos trabalhos

Os trabalhos poderão ser apresentados na Forma de Comunicação oral ou Pôster, e a escolha deverá ser indicada no Formulário de Submissão de Trabalho quando do envio.

2.4.2 Normas de padronização para o trabalho

  • NBR 6022 Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa Apresentação, maio 2003;
  • NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
  • NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003;
  • NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento Apresentação, agosto 2002.

2.4.3 Trabalhos técnico - científicos e relatos de experiência

2.4.3.1 Formato

  • Os trabalhos técnico-científicos deverão conter de 7 a 12 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos.
  • Os relatos de experiência deverão conter de 5 a 8 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos.
  • Na primeira página, devem constar a área temática escolhida, o título em letras maiúsculas, o nome de um ou mais autores, o nome e endereço da instituição de origem, incluindo país e respectivos endereços eletrônicos.
  • Digitado em papel tamanho A-4, na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, fonte Arial, corpo 12.
  • Tabelas e gráficos na mesma versão (fonte Arial, corpo 11).
  • Entrelinha e espaçamento de 1,5cm.
  • Margens superior e esquerda de 3cm; margens inferior e direita de 2,5cm.

2.4.3.2 Comunicação oral

  • 20 minutos de exposição para os trabalhos técnico-científicos, dando prioridade ao problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos.
  • 10 minutos para os relatos de experiência, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres.
  • O centro de convenções disporá de retroprojetor, computador com datashow e projeção de vídeo.

2.4.4 Apresentação em formato de pôster

  • O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo a dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura, contendo título do trabalho, nome de um ou mais autores por extenso; nome da instituição de origem, sigla, cidade, estado, país e respectivos endereços eletrônicos.
  • Cada pôster deve apresentar pelo menos 50% (cinqüenta por cento) de informação gráfica e /ou iconográfica.

2.5 Aceitação dos trabalhos técnicos

  • A Comissão técnico-científica do XXII CBBD encaminhará, até 30 de abril de 2007, comunicado de aceitação dos trabalhos para os respectivos autores.
  • Os autores de trabalhos selecionados devem confirmar sua participação mediante inscrição no XXII CBBD até 20 de maio de 2007, para que os mesmos possam ser incluídos no programa oficial e nos anais, conforme instruções on-line do sistema de inscrição.
  • Os trabalhos apresentados por autores colaboradores ou por outra pessoa, deverão antecipadamente, apresentar na Secretaria do Congresso carta do autor principal com o nome da pessoa responsável pela exposição do mesmo.