CENTRO DE CONVENÇÕES ULYSSES GUIMARÃES - BRASÍLIA, DF - BRASIL

Tema geral: Igualdade e Diversidade no Acesso à Informação: da Biblioteca Tradicional à Biblioteca Digital

::
CBBD
::
Diretoria Executiva
do CBBD
::
Comissão de Acompanhamento do CBBD
::
Secretaria Executiva/Contatos
::
Feira/Expositores
::
Programação
::
Inscrições
::
Chamada de Trabalho
::
Evento(s) Simultâneo(s)
::
Cidade de Brasília
::
Workshops

 

Workshops Pré – Congresso

Inscrições: em 08 de julho, das 8 às 9h, na secretaria do evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília.

Local e horário: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h30 – 13h.

Taxa da inscrição: R$ 35,00 (para inscritos no XXII CBBD); R$ 150,00 (para não inscritos no congresso).

Número de vagas: 100 a 220, dependendo do workshop.

Nota: inscrições estarão sujeitas à existência de vagas.

08 DE JULHO (Domingo)

1. Marketing e promoção de unidades de informação, por Sueli Angélica do Amaral, Universidade de Brasília (Brasília, DF)
Local: Sala 1 - Ametista
Horário: 9h 30min – 13h

Ementa: Promoção como atividade de marketing em unidades de informação. Planejamento da promoção/comunicação em unidades de informação. Atividades, técnicas e instrumentos promocionais em unidades de informação no ambiente tradicional e na Internet.

Objetivo: Ao final do curso o aluno será capaz de: entender a promoção como atividade de marketing integrada ao planejamento da unidades de informação; aplicar uma técnica de marketing no planejamento e gestão de websites de unidades de informação.

2. Implementando a gestão do conhecimento em unidades de informação: da teoria à prática, por Regina Célia Baptista Belluzzo, UNESP (Bauru,SP)
Local: Sala 2 - Cristal
Horário: 9h 30min – 13h

Ementa: Informação e conhecimento na sociedade contemporânea. Relação sujeito/informação: uma nova dimensão. Gestão do conhecimento nas unidades de informação: da concepção à aplicabilidade. Projetos integrados de gestão do conhecimento: uma construção coletiva.

Objetivos: Refletir sobre a relação sujeito/informação/conhecimento a partir de cenários de mudanças sociais que influenciam nas formas de acesso e uso da informação e a construção de conhecimento na atualidade; oferecer uma visão sistêmica da aplicação de modelos teórico-práticos para a implementação da gestão do conhecimento em unidades de informação.

3. Formato de metadados Dublin Core - características e novas implementações, por Stuart Weibel, Online Computer Library Center - OCLC (Ohio, Estados Unidos)
Local: Sala 3 - Topázio
Horário: 9h 30min – 13h

4. Projeto da biblioteca digital do Senado Federal – concepção e características, por Simone Bastos Vieira, Biblioteca do Senado (Brasília, DF)
Local: Sala 4 - Hematita
Horário: 9h 30min – 13h

Ementa: Princípios da gestão da informação. Aspectos práticos do uso da internet em bibliotecas e serviços de documentação. Conceituação e características dos serviços desenvolvidos em bibliotecas digitais. O projeto da Biblioteca Digital do Senado Federal – BDSF.

Objetivos: Ao final do curso o treinando deverá conhecer os princípios de gestão da informação e uso da internet em serviços de informação; analisar os diversos usos de tecnologias da informação para bibliotecas digitais no que tange às suas aplicações e limitações; conhecer o projeto da Biblioteca Digital do Senado Federal.